Sobre Mongaguá

Cidade de Mongaguá

Mongaguá é um município do estado de São Paulo, na Região Metropolitana da Baixada Santista. A população recenseada em 2010 era de 46 310 habitantes e a área é de 137 km², o que resulta numa densidade demográfica de 323,45 hab/km².

História

Mongaguá fez parte da Capitania de São Vicente, por consequência da 1ª Cidade do Brasil fundada por Martin Afonso de Souza em 1532. Eram constantes as passagens de mensageiros do Imperador com correspondências para Cananéia e Itanhaém.

Emissários de Martin Afonso de Souza, capitães de mato e jesuítas, encontravam em Mongaguá o local de descanso para as suas viagens. O rio Mongaguá castigava os colonizadores com febres e esses só podiam valer-se das folhas e raízes indicadas pelos nativos.

Neste período, as terras que hoje fazem parte de Mongaguá foram retalhadas em sítios onde a principal atividade agrícola era o cultivo da banana.

Em 1776 o sítio Mongaguá foi arrematado pelo Coronel Bonifácio José Ribeiro Andrada, pai de José Bonifácio o "Patriarca da Independência".

No século XVI, os habitantes de Mongaguá eram os índios Guaranis. Habitavam em suas tendas às margens dos rios Aguapheú e Mongaguá, onde a pescaria era farta.

O nome Mongaguá foi dado por eles e significa "Água Pegajosa". Mongaguá teve outros nomes: Terra dos Santos Milagres e Terra dos Padres.

A verdadeira história da Vila de Mongaguá começa com a chegada de Fernando Arens Júnior.

Fernando Arens Júnior (fundador)

Capineiro, em 1910, construiu o Hotel Balneário Marinho onde se hospedaram pessoas ilustres como Rui Barbosa e Ademar de Barros. No período da Revolução de 32 adaptou salinas enfrente ao hotel, a qual abasteceu a Capital Paulista. Sal esse levado pelos índios através da Mata Atlântica pelos índios da aldeia Aghapheú.

Projetou o ramal ferroviário da estrada de ferro Sorocabana e doou os terrenos onde a ferrovia haveria de passar e os terrenos para a construção da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, Colégio Aracy da Silva Freitras, Ginásio de Esportes Jacob Koukdjian.

Em 1911 fundou a Companhia de Melhoramentos da Praia Grande. A missa de 7º dia em intenção à sua alma, foi celebrada no Poço das Antas.

Tornou-se cidade em 7 de dezembro 1959, quando se emancipou de Itanhaém.

Emancipação

Em 07 de dezembro de 1958 aconteceu o plebicito para a aprovação da emancipação política de Mongaguá. Foram 122 votos a favor e 4 contra.

O governador Jânio da Silva Quadros assinou a lei quinquenal em 31 de dezembro de 1958 criando a Cidade de Mongaguá, a qual passou a ter efeito em 1º de janeiro de 1959.

Em 1977 Mongaguá foi elevada à categoria de Estância Balneária. O Brasão foi criado pelo português Antônio Martins Araújo, esposo da 1ª vereadora mulher da Cidade dona Dina Belli.

Estância balneária

Mongaguá é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional.

Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Balneária, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

O nome do município origina-se da denominação dada pelos indígenas que na região viviam e batizaram o local de Mongaguá - que em tupi significa "Aguas Pegajosas". Pela proximidade da Serra do Mar junto ao Oceano Atlântico, a cidade registrava grande quantidade de chuvas.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra Mongaguá.


Fonte: Prefeitura Muncipal Mongaguá

Blog do Guia da Cidade de Mongaguá

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Mongaguá por e-mail
 

Cidades de São Paulo:
Limites - Cidades Vizinhas - Litoral São Paulo

Itanhaém, Praia Grande e São Vicente, Ilha Comprida

Dados Principais sobre Mongaguá

Aniversário: 7 de Dezembro
Fundação :
1959
Gentílico:
mongaguaense
Area:
143,171 Km ²
População
52.492 hab. (2015)
IDH 0,783 - médio
Prefeitura Mongaguá

Brasão de Mongaguá
Brasão de Mongaguá

Bandeira de Mongaguá
Bandeira de Mongaguá

Vídeo sobre a cidade de Mongaguá
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Mongaguá

Mapa Mongaguá

 

Moradores ilustres de Mongaguá

 

   

  Sobre o EncontraMongaguá
Fale com EncontraMongaguá
Anuncie no EncontraMongaguá
Cadastre sua Empresa no EncontraMongaguá (grátis)



Termos EncontraMongaguá | Privacidade EncontraMongaguá


Bandeira de Mongaguá